Ecodesign

Iniciativa transforma comunidades carentes, construindo escolas com garrafas PET

 

Já reparou a quantidade de garrafas PET descartadas de forma incorreta e o impacto que esse descarte provoca? E é geralmente nos locais com menor acesso a informações, como comunidades carentes, que esse impacto costuma ser maior. O acesso restrito à educação, devido à falta de escolas também ocorre de maneira mais intensa nessas regiões.

Observando e procurando solucionar esses dois problemas, que a primeira vista não teriam conexão, uma iniciativa está impactando positivamente a vida de muitas comunidades carentes na América Latina. Através de uma solução inovadora a ONG Hug It Foward está levando educação e conscientização ambiental a essas regiões.

A ONG, que desde 2009 já empoderou comunidades na Guatemala e em El Salvador, já construiu mais de 70 escolas com garrafas PET e resíduos não biodegradáveis. Além da redução do impacto ambiental e da conscientização, essa iniciativa também tem uma melhor viabilidade econômica, já que a construção de cada sala das escolas teve o custo médio de 6.500 dólares à ONG (valor bem menor que uma construção tradicional).

Cerca de 6.500 garrafas PET são reutilizadas para a construção das escolas, de duas salas cada uma. Essas garrafas são preenchidas com os resíduos não biodegradáveis, se transformando em “tijolos ecológicos”, que são utilizados para a construção das paredes dessas escolas. Tanto as garrafas PET como os resíduos são coletados com a ajuda da população local, justamente para envolvê-la no processo, despertando a consciência ambiental e o empoderamento social, através da capacitação recebida da ONG.

É importante ressaltar que as escolas construídas com os “tijolos ecológicos” são tão seguras como escolas feitas com materiais tradicionais, mas com a vantagem de proteger o meio ambiente e desenvolver a população local. Ademais, a estética dessas escolas em nada se difere das escolas construídas com técnicas tradicionais.

E além de todos esses benefícios, essa iniciativa também é aberta a todos que queiram replicá-la. No site da ONG você poderá encontrar um manual, disponibilizado gratuitamente, para a construção de escolas com garrafa PET. Você ainda pode ajudar essa iniciativa através de doações ou de trabalho voluntário.

Para conhecer mais sobre a Hug It Foward, acesse http://hugitforward.org/

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *